Order:
  1.  5
    O ponto de intersecção entre compostos naturais propriamente e não propriamente substanciais em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2023 - Journal of Ancient Philosophy 17 (2):44-70.
    Ao longo da Metafísica e dos tratados de filosofia natural, Aristóteles toma os organismos vivos como os exemplos paradigmáticos de οὐσίαι (substâncias) naturais. No entanto, além dos organismos vivos, em certas passagens o filósofo menciona, também, as partes dos viventes e os elementos como exemplos de substâncias. Contudo, em outras passagens, Aristóteles parece considerar que as partes dos seres vivos e os corpos elementares não representariam, genuinamente ou propriamente, entidades substanciais. Por outro lado, em nenhum momento, o filósofo parece indicar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Causalidade natural e espontaneidade em Aristóteles.Rodrigo Romão De Carvalho - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):204-216.
    Em Aristóteles, o processo de constituição dos seres naturais envolve um conjunto de causas, delimitadas de acordo com a teoria da matéria e forma. A matéria é causa enquanto suporte composicional pelo qual os seres são gerados; e a forma é causa enquanto fator responsável pelas características essenciais do ente natural, bem como por originar uma série de movimentos coordenados, que irá resultar na composição substancial. Neste artigo, pretento, em um primeiro momento, argumenar no sentido de que entre os dois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark